domingo, 2 de junho de 2019

O que é "sentido" para a Logoterapia?



Antes de tudo, imaginemos que estamos em um barco, a noite. Estamos tentando chegar ao outro lado, mas não há estrelas no céu, nem lua... tudo escuro. Como fazer para chegar ao nosso destino? Vocês hão de convir que ficaria  mais fácil se houvesse um farol nos guiando, dando o direcionamento, certo?
Essa analogia representa bem a ideia de sentido. Assim como o farol "guia" o barco, o sentido guia  o ser humano - que dirige a sua vida a partir do mesmo. A partir do sentido, o ser humano compreende a sua vida enquanto justificada.
É importante ressaltar que o sentido é único e exclusivo: não apenas da pessoa, mas da situação, do momento. Por isso usualmente não falamos em um único sentido, mas em sentidos.
O sentido é a pedra angular da Logoterapia e Análise Existencial - é tão importante que há a possibilidade de adoecimento quando a vontade de sentido é frustrada!
É possível que mais de uma pessoa tenha um mesmo sentido? Sim! Por exemplo: eu trabalho com psicologia, assim como várias outras pessoas (mas as motivações que me mantém são diferentes em uma medida ou outra). A esse fenômeno, chamamos de "valores" - que serão melhor discutidos em postagens posteriores ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário